Estudo – ESTRATÉGIAS DE DEUS PARA UMA VIDA BEM-SUCEDIDA.


Josué 1:1 e 2: “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”

 Hoje, Deus ordena, com insistência, que creiamos Nele.

No Livro do profeta Isaías 7:9 diz: “Entretanto, a capital de Efraim será Samaria, e o cabeça de Samaria, o filho de Remalias; se o não crerdes, certamente, não permanecereis.

As verdades nas quais cremos se tornarão realidades, certíssimas, e mais, o Espírito diz: “Só vive mal quem não crê em Deus como se deve crer.”

O que disse o Senhor Jesus Cristo em Mateus 13:11? “Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.”

O Senhor tem para o Seu povo códigos, que só as ovelhas do Senhor vão entender. Paulo falou a respeito desse assunto dos mistérios em Romanos 11:33 “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”

Estamos falando sobre estratégias de uma vida vitoriosa. Isto interessa a mim e a ti: Deus tem uma estratégia para que a tua vida seja sempre vitoriosa.

Vamos, então, ver o que o Senhor disse a Josué: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.” (Josué 1:2-3). Josué sabia que tinha que vencer grandes obstáculos!

Quando nos propomos a alguma coisa grande na vida, dizem os portugueses, e é verdade, não é em troca de casca de banana. Todas as pessoas que pensam grande, e que estão dispostas a ter crescimento na vida, precisam saber que obstáculos e dificuldades sempre surgem! A vida vitoriosa só é parte da vida daquele que vence os obstáculos.

Diz em Deuteronômio 7:1 “Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;”.

Josué estava consciente de que a vida não é um mar de rosas; ela tem espinhos. Mas vê o que Deus disse: Tu tens sete nações mais poderosas e mais numerosas, mas eu vou lançar esses obstáculos de diante de ti.” Isso é consolo para a vida de qualquer pessoa.

Talvez tu estejas lendo este Recado, pensando: “Tenho sete nações, sete inimigos na minha empresa, tenho sete adversidades, sete doenças!” Deus os lançará de diante de ti. Agora, não penses que não vai acontecer. Vai acontecer, sim!

Josué, sozinho, não teria capacidade de lutar contra as sete nações mais numerosas e mais poderosas do que o seu povo. Ele estava diante da adversidade, estava em desvantagem.

Tu podes estar em desvantagem, mas sabe de uma coisa: Tu, com Deus, serás, sempre, vantagem. Deus não permite que nos sintamos sós no nosso viver diário.

Deus deu a Josué uma estratégia: “Josué, dispõe-te! Fica pronto, aberto!” Ele também disse que Josué seria bem-sucedido.

Deus, por antecipação, sempre diz que, por qualquer que seja a empreitada de vida, sempre somos bem-sucedidos. O final do filme é a vitória, é a conquista, é a posse.

Deus disse em Josué 1:7: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.”

Há adversidades? Há. Há sete povos mais numerosos? Há! Mas tu serás bem-sucedido.

Eu creio no sucesso e na vitória de Deus. Estou aberto ao melhor de Deus. Sei que na dinâmica de Deus, a vitória é a conseqüência natural de quem crê Nele. Creio que Ele quer o melhor para ti, que Ele tem o melhor para a tua vida. Creio na estratégia de vida vitoriosa!

Vamos pensar: Havia sete povos mais numerosos e mais poderosos do que o povo judeu. Portanto, o que era preciso que Josué absorvesse?

1) Que ele tivesse uma visão clara da vida. O que ele queria da vida?

Precisamos ter uma visão clara da vida. Precisamos dizer a nós mesmos o que nós queremos.

Há muitas pessoas que não conquistam porque não sabem o que querem conquistar. Não sabem o que querem ter na vida.

A primeira coisa que Deus deu a Josué foi uma visão clara do que iria acontecer. Deus deu instruções específicas. Josué 1:4 “Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.”

Amado(a), quando se recebe visões claras de Deus, e temos certeza das coisas que Deus está fazendo, não há frustração. Quando Deus fala, Ele dá objetivos claros. Tu queres uma casa ou um apartamento? Queres ser patrão de ti mesmo, ou queres continuar sendo empregado? Queres um salário de dez ou vinte mil?

É muito bom quando sabemos para onde vamos e como vamos realizar.

2) Deus queria que Josué fosse confiante com os desejos que Ele colocou no seu coração.

Amado(a), se Deus dá um alvo, um objetivo, não tenhas dúvidas, não questiones. Tiago 1:7 e 8 “Ele diz: Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” Não conquistamos nada, se tivermos ânimo dobre.

Não duvides dos “insites” que Deus está dando, dos alvos que Deus colocou na tua mente porque Ele tem tudo para que tu sejas abençoado. Sê aberto, porque, se estiveres aberto, Deus vai trazer a resposta.

Diz em Josué 1:6: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.”

Tu não podes te desviar. Tu tens um objetivo, estás determinado a conquistar, a alcançar, a vencer. Deus foi claro conosco e está dizendo: “Sê forte e corajoso.”

Nos versículos 9 e 18 volta a dizer: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”  Versículo 18 “Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão-somente sê forte e corajoso.”

Sê corajoso! Sê confiante! Não sejas pessimista, não sejas melancólico, não duvides. Deus tem algo grande para nós. Sê corajoso e determinado. Bota a mão no arado, vai enfrente. Se não fores confiante, se não confiares em Deus, é porque há coisas que roubam a confiança em Deus. Queres ver as coisas que roubam a confiança em Deus?

  1. a.                  Experiência negativa do passado.

As más memórias, as falhas, os erros, as inconseqüências do passado são danosas. Tu não podes deixar isso roubar a tua confiança em Deus.

  1. b.                 As emoções negativas.

Tu não tens que sentir um arrepio, um tremelique, um chilique para pensar que Deus está agindo. Deus está agindo na tua vida. A verdade é que Ele quer que tu creias Nele, e o resto ele fará.

  1. c.                  Desculpas.

Tiago 4:1 diz: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;”.

Se tu não tens, é porque não pediste. Deus não é avaro, não é avarento. Deus é o Deus de paz, de amor. E, se tu pedes, Ele faz as coisas acontecerem.

Portanto, para termos uma estratégia maravilhosa, nós temos que ter: Uma direção, um alvo, um objetivo; confiança nos objetivos; e:

3) Compromisso com as decisões com Deus.

Quando vires um crente quebrado, um cristão humilhado, é porque ele quebrou as regras de Deus. Olha o que disse Lucas 9:62 “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”

Tu precisas ter foco em um compromisso. Às vezes, as pessoas não têm um compromisso e se esquecem que o compromisso é a arma para a realização.

Qual é o teu nível de compromisso com os objetivos?

Muitos têm medo de assumir compromissos. Começam uma coisa e logo mudam. Começam uma empreitada e não terminam.

Deus está dando uma direção, criando um objetivo, está suscitando pensamentos novos.

Diz Josué 3:5 “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.”

Se não tiveres uma vida santificada, se não romperes com o mundo, se não cortares o cordão umbilical com o mundo, não vais ver Deus agir. Tu não podes amar Deus e o diabo ao mesmo tempo. Não podes amar a igreja e o mundo. Não podes servir a dois senhores. Tem compromisso! Santifica-te! Rompe com o mundo! O Senhor vai fazer maravilhas na tua vida. Uma vida dedicada a Deus, incondicionalmente, sem reservas, com o compromisso de nunca mais desistir das empreitadas, vê Deus agir.

Sei que há situações que levam à desistência.

O que leva tanta gente a desistir de tantas coisas na vida? Problemas e pressões.

Aprende com os erros do passado, mas nunca desistas. Quem segue a Bíblia é bem-sucedido. Tarde ou cedo, o sucesso chega. Eu creio nisso. Estamos abertos a essa realidade. Só não é bem-sucedido quem quebra as regras divinas.

Não desistas, aprende com os teus erros. Errar faz parte da vida. É humano. Não tenhas medo do teu passado. Se não houvesse erro, a possibilidade de erro, não haveria necessidade de borracha. Quem não errou na vida? Qual de nós não teve um momento de erro na vida? Não há um santo que diga: “Eu não errei na vida. A vida é que errou comigo.” Não! Todos erram! Todos erramos, mas Deus nos deu o Ministério da reconciliação.

Mas no momento de erro, o que eu tenho que fazer? Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

Se Deus não fosse misericordioso, não sobraria nenhum de nós, começando por mim. Somos vasos de barro!

4) Deus queria ensinar Josué a nunca desistir.

5) Queria que ele tivesse consciência da dependência de Deus.

É nisso que o Espírito insiste. Josué 1:16 “Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos.”

Amado(a), vou te dizer uma coisa: O que estou escrevendo neste Recado é além da minha capacidade humana. Eu tenho 60 anos de vida, estive dois anos na cama de hospital, fiz vinte cirurgias, tenho hastes metálicas, tenho parafusos, poderia te dizer: Puxa, cheguei aos 54 anos, com filhos, com netos, filhos criados, agora, vou sentar ao lado do Bispo Kímio para tocar piano na igreja. Mas Deus me disse: “Não!”

Quando Deus manda fazer alguma coisa, quando Deus envia, Deus provê. Tenho que ficar atento, aberto, disponível. Por isso, Ele começou a dizer: “Dispõe-te, Josué. Sê aberto. Não tenhas medo, não te tranques, sorri, tem gratidão, confessa, fala, porque a coisa é grande e sou Eu quem te vou dar.”

A dependência de Deus deve ser a nossa força. Se obedecermos a Deus, Ele vai nos honrar. Se dependermos de Deus, Ele vai nos honrar com a manifestação do Seu poder.

Olha o que Deus disse a Josué: “ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida.”

Ninguém pode te resistir, amado(a). Ninguém!

Quando alguém depende de Deus e faz as coisas que Ele manda, Ele vem com o Seu poder, com a Sua proteção.

Portanto, quando estamos conscientes da dependência de Deus, Ele manifesta o Seu poder, a Sua proteção e a Sua prosperidade.

Diz no versículo 8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Deus quer que sejamos bem-sucedidos, que tenhamos mais do que precisamos. Deus sempre dá além do que precisamos. Deus dá proteção, poder e prosperidade. Isso é uma estratégia de vida.

Depois, Deus disse a Josué: “Não to mandei eu?…” (Josué 1:9).

Deus está te mandando fazer alguma coisa. Deus é contigo. E quando Deus é com alguém, há vitórias!

Esta é a estratégia: tenho um alvo, sei o que quero, não vou duvidar, vou em frente, vou conquistar, estou aberto ao melhor de Deus, por onde eu andar, o que eu fizer, onde os meus pés pisarem, Deus é comigo, e, se Deus é comigo, não importa quem seja contra, pois eu vou vencer e conquistar.

Portas grandes vão se abrir, porque merecemos o melhor, porque queremos, desejamos, estamos abertos. Não vamos viver como vítimas da sociedade. Somos vencedores!

Por onde quer que andares, Deus é contigo!

Quando estás aberto, as coisas vêm às tuas mãos. As coisas vêm à tua vida!

Vou te contar um negócio: Tu vais conquistar muitas coisas na vida: carro zero e a tua casa própria.

Eu queria que estivesses aberto e grato a Deus pela tua casa, pelo carro, pelo emprego, pela família, pelo marido, pelos filhos.

Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida. Por onde quer que andares, Deus é contigo! Deus é comigo!

Eu estou feliz, aberto, pois vejo a potencialidade de Deus na minha vida e na tua. Deus nos fez a Sua imagem e semelhança. Tu não és parecido com o pó da terra, com gafanhoto, tu és deus.

O final da estratégia é vitória.

Oração:

Deus, recebemos a palavra: objetivo, visão, compromisso, não desistência, dependência de Deus. Ilumina os olhos do coração de todos os Teus filhos e faz deles o povo poderoso. Mesmo aquela senhora que se acha a mais pequenina da igreja, faz dela uma fonte de vida, Pai. Que não haja pessimismo, negativismo, ou derrota. Que haja gratidão no coração, que todos comecem a receber por antecipação. Faz com que todos lembrem que Tu dás sempre mais. Em nome de Jesus. Amém!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Comentários

comentários

Esta entrada foi publicada em Estudos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>